Animadores


Leo Ribeiro
é Mestre Em Design pela PUC–Rio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com especialização em animação, pela mesma instituição e Arquiteto e Urbanista pela UFJF, Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi pioneiro na produção de curtas-metragens de animação no interior de Minas Gerias, produzindo as primeiras animações em vídeo e em 35mm da Zona da Mata Mineira. Possui estúdio independente de animação no Rio de Janeiro, onde realiza produções autorais e também comerciais em animação. Além de seu trabalho técnico e artístico também desenvolve projetos como professor e instrutor de animação. Seus curtas são produzidos em técnica mista, animação quadro-a-quadro em papel (a técnica tradicional do desenho animado), juntamente com modernas técnicas de animação digital em 2D, dirigiu: 
  • Como Defender um Cafofo ou As Aventuras do Lobo Guará no Reino da Especulação Imobiliária (2003): Melhor Curta Metragem de Animação, Júri Popular, Festival Olhares (1° Festival de Cinema e Vídeo digitais da Universidade Federal de Viçosa) em 2006. Selecionado para a Mostra de Curtas-metragens Mineiros, Funceb (Fundação de Estudos Brasileiros), Buenos Aires (Argentina) em 2004. 
  • Roque - A Jogada Mortal (2004): selecionado para o 13º Anima Mundi em 2005. Premiado com o Troféu Andorinha Digital - Melhor Curta Metragem de Animação, 1° Cine Port (1° Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa), Cataguases (Minas Gerais) em 2005.
  • A Feira dos Imortais (2005): selecionado para o 13º Anima Mundi em 2005; 32th SIGGRAPH (EUA) em 2005; Anima Mundi Especial Belo Horizonte - Retrospectiva da Animação Mineira em 2008; Mostra Internacional Anima Mundi Na África (Gana) em 2008.
  • O Andar Superior (2007): projeto de copiagem e legendagem em 35mm realizada com recursos do Filme em Minas, no biênio 2007/2008; selecionado para o 15º Anima Mundi em 2007; Mostra retrospectiva MUMIA, no Rio de janeiro em 2008. Menção Honrosa, 3º Mostra Curta Fantástico, São Paulo, 2008.
  • Lobo Guará e a Dama de Chapéu Vermelho (2011): selecionado para o 20º Anima Mundi em 2012. Prêmio Especial do Júri, 6º Locomotiva (Festival de Cinema de Animação de Garibaldi), Garibaldi (Rio Grande do Sul) em 2011.




Ronaldo Oliveira
é Jornalista, com especialização em webdesign. Trabalha há mais de 20 anos como ilustrador e animador. Carioca, possui seu próprio estúdio no Rio (Oraculo Multimídia) onde trabalha com vídeos animados, vinhetas, documentários e vídeos em live action para publicidade, festivais e afins. Além do estúdio que presta serviços para produtoras espalhadas pelo país, ele ministra cursos, oficinas e workshops intinerantes na área do áudio-visual. Seus curtas rodaram festivais dentro e fora do Brasil com técnicas variadas de 2D (desenhos animado tradicional) e stopmotion (animação quadro a quadro), dirigiu:
  • Pixilation Dragon (2004): Projeto feito em stopmotion (pixilation) com captação através de webcam. Selecionado para inúmeros festivais brasileiro e sua versão legendada em inglês fez carreira fora do país. 
  • Pixilation Vampire (2006): Projeto feito em stopmotion (pixilation) com captação em miniDV. Selecionado para inúmeros festivais brasileiro, ganhou "Melhor curta em stopmotion" no Festival Animaserra em 2007.
  • A Sogra (2007): Projeto realizado com alunos do ensino médio do Colégio IBPI usando a técnica de stopmotion (pixilation) com captação digital. 2º lugar pelo júri popular no Festival Estudantil "Animarte" em 2008.
  • 7 Kptais (2007): Projeto coletivo em stopmotion. Selecionado para inúmeros festivais brasileiros e internacionais, ganhou "Melhor curta em stopmotion" no Festival Animaserra em 2008. "Melhor trilha sonora" na mostra MOSCA em 2007. 




Alexandre Bersot
Ilustrador e animador. Formado em Educação Artística com curso de animação pela ESPM e de cinema pelo Cineduc. 
Já realizou os curtas de animação História de beber água (2003), Pavloviana (2004), A última lenda (2006), Justiça emplaca (2006), Prepare-se para esta grande jornada (2007), De ovos e guarda-chuvas (2008), Imagine uma menina com cabelos de Brasil... (2010), Molotov (videoclipe de 2011) e À portuguesa (2012), todos usando a técnica de animação tradicional (usando a mesa de luz ou programas de computador como o Toon Boom) ou recorte digital.
Já ganhou duas vezes o Prêmio Aquisição Canal Brasil, em 2007 e 2010, com Justiça emplaca e Imagine uma menina com cabelos de Brasil..., respectivamente. Estes dois curtas somam mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, com destaque para o Anima Mundi, Goiânia Mostra Curtas, Vitória Cine Vídeo, Araribóia Cine, Divercine (Uruguai), CromaFest (México) e ReAnimania (Armênia) e já participaram de festivais na Espanha, Suécia, Argentina, Equador, Irã, Cuba, Itália e Portugal. De ovos e guarda-chuvas faz parte do acervo da Programadora Brasil e Justiça emplaca pode ser visto atualmente no Universal Channel e no Canal Brasil. 
Imagine uma menina com cabelos de Brasil..., além de também poder ser visto no Canal Brasil e no Porta Curtas, virou livro infantil e suas personagens são utilizadas pelo Canal Futura no projeto Sala de Leitura, em escolas públicas.
Bersot também ilustrou os livros infantis A história da noite, de Marilda dos Santos Bersot e A história da mão que queria ter uma letra bonita, de Renata Pettengill.

Além do projeto Sviaz, atualmente trabalha em um novo curta de animação chamado O carro do meu pai.


Jackson Abacatu
Animador, escultor e músico, formado em Cinema de Animação e Escultura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. 
Já realizou os curtas de animação: Balanço (2006), Essáuna (2006),Ambigranima (2007), Libertas (2009), Animajazz (2009), Musicaixa (2010), Tembîara (2011) e De martelos e serrotes (2012) e os videoclipes Routine (banda Ram), Belezura (Thiago Delegado) e Sambinha pra ela (Jam Dumèe).
Muitos de seus curtas têm um caráter mais experimental, tanto visualmente quanto sonoramente. 

Atualmente trabalha no curta-metragem O homem que pintava músicas, beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo A cultura de Belo Horizonte, uma animação 2D com bastante utilização de pinturas em diversos suportes.




Felipe Thiroux
Carioca, 34 anos, formado em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ, com pos-graduação em animação pela PUC-Rio e pela UVA (incompleta), Felipe Thiroux já participou da produção de séries de TV como PEIXONAUTA, ESCOLA PRA CACHORRO e MEU AMIGÃOZÃO, além de ter feito os curtas GUERRA DOS BICHOS (exibido no ANIMAMUNDI 2005) e A NOITADA DO LOBISOMEM. Atualmente mora em São Paulo e trabalha na Editora Abril, produzindo animações para o site da Revista RECREIO. 




Adriane Puresa

Mestre em Artes Visuais/Cinema pela escolar de Belas Artes da UFMG. Graduou-se em Gravura pela mesma instituição. Participou do Núcleo de cinema de Animação em MG. Animadora, designer e ilustradora. Produziu as animações: Big Bang (1989); A Mosca (1992); RuídoRuína (2001); Múltiplos (2004).
Realizou o videoclipe para a música TUDO (2005) do Pato Fu e trechos para a música Blue Blood (2010), de Fuzile.
Participou de: Para o Perdão dos Pecados (1993); de Marta Neves Castelos de Vento (1996), de Tânia Anaya; Mércurio (2007) de Sávio Leite; O Céu no Andar de Baixo (2010) de Leonardo Cata Preta.
Desenvolveu animações para: O Ex-Mágico da Taverna Minhota (1995) e A Hora Vagabunda (1998) de Rafael Conde; Todos os Dias são Iguais (2000) de Carlos Gradim; 40 INVERNOS de Evandro Lemos e Sérgio Villaça (2007) Um Sentido Bélico para as Coisas de Afonso Nunes (2009);

Atualmente é diretora de arte e animação do longa de animação NIMUENDAJÚ, de Tania Anaya.




2 comentários:

  1. Nesse projeto coletivo não terá vaga para produção de trilha ou efeitos sonoros, se tiver me manda um nacaraecoragem@yahoo;com.br

    ResponderExcluir
  2. A trilha e efeitos sonoros serão realizados por um membro do grupo, Jackson Abacatu.

    ResponderExcluir